A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDIC)

no contexto da sala de aula

Palavras-chave: Tecnologias; Professores; Inclusão, Inovação. Formação continuada.

Resumo

A proposta de este trabalho nasce através de discussões e aprendizagens na disciplina de Perspectiva da Pesquisa em Educação Matemática I do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática, como propósito refletir sobre a formação continuada de professores de matemática e o uso das tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDIC) dentro da sala de aula no desenvolvimento das práticas pedagógicas, e que hoje ultrapassa as fronteiras nacionais devido ao fenômeno da educação a distância modalidade utilizada no uso das tecnologias educacionais. Trata-se de um processo amplo que vem afetando de forma direta e indireta, todos os sistemas de ensino de educação contemporâneos como parte do fenômeno da globalização (no uso de tecnologias e fatores econômicos que interferem no processo educacional), ocorre em cada país em América Latina em ritmo e formas diversas de implementar as políticas educacionais, em decorrência das necessidades culturais, econômicas, sociais e políticas dos países. O estudo buscou investigar as questões legais de normatização e inserção das tecnologias digitais no aperfeiçoamento da ação docente e na formação continuada dos professores dentro da sala de aula. Destacando o uso das tecnologias digitais (usando ferramentas computacionais dentro da sala de aula que facilitam e motivam as práticas educativas) na formação de professores que trabalham os conceitos matemáticos iniciais com alunos da educação básica, posteriormente se analisou o uso das tecnologias digitais e educacionais, como forma de  facilitar a inclusão dos estudantes no nível de ensino aprendizagem, principalmente através das tecnologias assistivas e, por fim, de ampliar novas discussões do uso recursos digitais para a formação dos professores no contexto de trabalho e serviço no âmbito escolar que determina um novo desenho educacional, facilitando e instrumentalizando e qualificando o educador para os novos desafios na era da expansão tecnológica no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Padilha Moreira, Faculdade Alcides Maya

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA - 2017-1, especialista em formação de professores (QI-2013), especialista em gestão da tecnologia da informação, pelo Curso de Ciência da Computação (UNICRUZ-2006), Comunicólogo (UNICRUZ-2005). 

Mario Oscar Steffen, Alcides Maya

Autor

Referências

ALVARADO-PRADA, L. E. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997.

BROCKWELL, H.;Forgottengenius: themanwhomade a working VR machine in 1957, 2017

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In. SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p.201-215.

BARCELOS, Gilmara et al (2010). Análise dos Impactos da Integração de Tecnologias na Formação Inicial de Professores de Matemática sobre a Prática Docente: um estudo de caso. Disponível em: . Acesso em: 15.10.2017.

BERSCH, R. Design de um Serviço de Tecnologia Assistiva em Escolas Públicas.Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Design, Porto Alegre, BR-RS, 2009.

BERSCH, R.;TONOLLI , J. C. Tecnologia Assistiva. 2006. Disponível em: http://www.assistiva.com.br Acesso em: 16 de nov. de 2017.

BRASIL. CORDE, Comitê de Ajudas Técnicas. ATA VII. 2007. Disponível em <http://portal.mj.gov.br/corde/arquivos/doc/ata_vii_reunião_do_comite_de_ajuas_técnicas.doc> Acesso em 07.02.2017

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 02/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação de professores. Disponível em: Acesso em: 15.10.2017.

FREIRE, P. The school as a whole in thecountinuingeducationoftheachers. In: RAYMOND, D. Noveaux espaces de développementprofessioneletorganisationnel. Canada: Éditionsdu CRP, 2001. p. 85-99.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GREENWALD, W.;The Best VR (Virtual Reality) Headsetsof 2017, 2017.Disponível em: <http://www.pcmag.com/article/342537/the-best-virtual-reality-vrheadsets>. Acesso em: 27 abril 2017.

HABERMAS, J. Teoría de laacción comunicativa, I: racionalidad de laacción y racionalización social. Madrid: Taurus Humanidades, 2001.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

NASFLMUSEUM;The Link TrainerFlight Simulator, 2017. Disponível em:<http://www.nasflmuseum.com/link-trainer.html>. Acesso em: 27 abril 2017.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
Chamorro Vergara, L., Moreira, J. P., & Mario Oscar Steffen. (2019). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TDIC). REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(1), 1-13. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/1