COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ERVA-MATE: FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO DE VALOR NA ESCOLHA DO PRODUTO

  • roberto belmonte Alcides Maya
Palavras-chave: Consumidor, Erva Mate

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o comportamento de escolha de erva-mate de um grupo de pessoas específico. Foi dada ênfase para os atributos considerados importantes, quanto a decisão de escolha, preferências e formação de hábitos diante às diversas opções de marcas disponíveis no mercado. Para analisarmos esse fenômeno, selecionamos as teorias de Marketing Value, utilizando os conceitos 4 conceitos de valor trazidos pelo artigo Creating Customer Value (Gupta, 2014), que são: valor econômico, social, funcional e experiencial. Para chegarmos no objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo survey, de natureza descritiva, baseada em corte transversal, com variáveis quantitativas, totalizando 71 entrevistas feitas junto aos  consumidores de erva-mate, localizados no Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Destemperados, Os tipos de erva-mate. 2016. http://www.destemperados.com.br/bebidas/os-tipos-de-erva-mate. (acesso em 05/08/2017).
Burchan, N. Trust in consumer behavior. Advances in Consumer Reserach, v. 31, p 144, 2004.
Blattberg, R. C. (1998). Management the firm using lifetime-customer value. Chain Store Age, 74(1), 46-49.
Monroe, K. B. (1991). Pricing-marking profitable decision. New York: McGraw Hill. Naylor, G. (1996). How consumers determine value: A new look at inputs and processes. Unpublished doctoral dissertation, University of Arizona.
Strauss, J., & Frost, R. (2002). E-marketing (3rd ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Forbis, John L. and Nitin T Mehta (1981), "Value-Based Strategies for Industrial Products," Business Horizons, 24 (3), 32- 42.
Gupta, S. (2014). Marketing Core Curriculum: Creating Customer Value. Harvard Business Publishing, 1–24.
FREITAS (H.), OLIVEIRA (M.), SACCOL (A.Z.) e MOSCAROLA (J.). O método de pesquisa survey. São Paulo/SP: Revista de Administração da USP, RAUSP, v. 35, nr. 3, Jul-Set. 2000, p.105-112
Kahle, Lynn R. (1983), Social Values and Social Change: Adaptation to Life in America, New York: Praeger.
Harmon, Robert, David Raffo, and Stuart Faulk. 2004. “Value-Based Pricing for New Software Products: Strategy Insights for Developers.” PICMET/STEPI Proceedings, no. January 2014: 1–24. doi:10.1.1.135.8014.
Schmitt, Bernd. 1999. “Experiential Marketing Bernd Schmite ExperientialNiarketing.” Journal of Marketing Management 15 (1–3): 53–67. doi:10.1362/026725799784870496.
Sheth, Jagdish N, Bruce I Newman, and Barbara L Gross. 1991. “Why We Buy What We Buy.” Journal of Business Research 22: 159–71.
Smith, J., and Mark Colgate. 2007. “Customer Value Creation: A Practical Framework.” The Journal of Marketing Theory and Practice 15 (1): 7–23. doi:10.2753/MTP1069-6679150101.
Publicado
2020-05-16
Como Citar
belmonte, roberto. (2020). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ERVA-MATE: FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO DE VALOR NA ESCOLHA DO PRODUTO . REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 2(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/153