GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO DE REDES COM ZABBIX

  • DAVI MACHADO DE SOUZA
  • MAICON WARTHMANN HANNA
  • ROBERTO BARTZEN ACOSTA
Palavras-chave: Zabbix, Gerenciamento e Monitoramento de Redes

Resumo

Com o crescente avanço da tecnologia e a dependência das instituições por seus serviços, surge a necessidade de encontrar uma forma de permitir o gerenciamento de toda a infra-estrutura de rede, pois com o aumento dessas redes, tornou-se difícil o gerenciamento realizado somente por esforço humano, sendo necessário à instalação de um sistema de gerenciamento integrado que monitore a rede alertando os administradores sobre qualquer alteração nos serviços prestados. Nesse contexto, dentre várias ferramentas de gerência de redes, destaca-se a ferramenta Zabbix, apresentando-se como uma das soluções mais completas disponíveis no mercado, portanto este artigo apresenta a implantação e uso da ferramenta Zabbix em um ambiente de rede simulado, com a ferramenta de simulação GNS3 (Graphical Network Simulator 3), cuja finalidade é demonstrar o monitoramento em tempo real de servidores e dispositivos de rede simultaneamente, como prevenção da indisponibilidade de serviços

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DAVI MACHADO DE SOUZA

Autor

MAICON WARTHMANN HANNA

Autor

ROBERTO BARTZEN ACOSTA

Orientador

Referências

BENÍCIO, Washington Ernando Pereira. Monitoramento e Gerenciamento de Redes utilizando Zabbix. 2015. Monografia (Graduação) - Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Capivari, 2015.

BEZERRA, Rômulo Rodrigues de Morais et al. Gerenciamento de uma rede de computadores em um ambiente corporativo utilizando o software Zabbix. 2017. Artigo. Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, 2017.

BLACK, Tomas Lovis. Comparação de Ferramentas de Gerenciamento de Redes. 2008. TCC (Especialização) - Curso de especialização em tecnologias, gerência e segurança de redes de computadores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2008.

FILHO, Adilson Galiano; GEREMIAS, Jhonatan. Zabbix – Ferramenta de Monitoramento. 2010. TCC (Especialização) - Curso de Especialização em Redes e Segurança de Sistemas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.

GIMENEZ, e. J. C. Metodologia Pragmática para Avaliação de desempenho e Planejamento de Capacidade em Redes de Computadores, Dissertação
(Mestrado) - Engenharia Elétrica, INATEL, Santa Rita do Sapucaí, 2004.

GNS3, what is GNS3? s.d. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2020.
KUROSE, J. F. et al. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem topdown. 3. Ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2006.
LIMA, Janssen dos Reis. Monitoramento de redes com Zabbix: monitore a saúde dos servidores e equipamentos. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.

PINHEIRO, José Maurício Santos. Gerenciamento de redes de computadores:
Uma Breve Introdução. 2006. Disponível em:
. Acesso em: 29 de Abril 2020.

PINHEIRO, S. M. S. Gerenciamento de redes de computadores versão 2.0, Ago.
2002. Disponível em: . Acesso em: 27 Abril 2020.

SANTOS, Sueli Sateles Nascimento. Monitoramento de redes: análise e configuração do software zabbix. 2015. TCC (Graduação) - Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IFSP, Salto, 2015.
SCAPIN, Alex Henrique. Análise de Ferramentas de Gerência de Redes e Interfaces WEB. 2015. Monografia (Graduação) - Tecnólogo em Redes de Computadores, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

SOARES, Leonardo Dornelas; COSTA, Romualdo Monteiro de Resende. Gerência de redes: Utilizando o zabbix para monitorar a disponibilidade e transferências de imagens. 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2020.

TANEMBAUM, A. S. Redes de Computadores. 4. Ed. Editora Campus, 2003.

ZABBIX SIA. 2020. Zabbix documentation manual overview. Disponível em:
. Acesso em: 03 maio. 2020.
Publicado
2020-07-24
Como Citar
DAVI MACHADO DE SOUZA, MAICON WARTHMANN HANNA, & ROBERTO BARTZEN ACOSTA. (2020). GERENCIAMENTO E MONITORAMENTO DE REDES COM ZABBIX . REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 2(2). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/214