COMO DESPERTAR COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA
Resumo
Anos atrás, numa reunião de professores de uma faculdade no Litoral Norte, uma docente sugeriu que o curso de Letras da instituição oferecesse Inglês e Espanhol ao mesmo tempo, mas ninguém deu importância. Embora talvez não funcione com grande parte dos alunos, que têm dificuldade no aprendizado de línguas estrangeiras, ensinar a língua de Shakespeare e de Camilo José Cela ao mesmo tempo a alguns pode dar bons resultados. Então se fez um teste com um senhor, que terminou aprendendo, e, agora, registrou-se igual procedimento com sua filha. O método consiste em dar aulas de conversação de inglês e espanhol a uma criança de 10 anos, 10 minutos por dia, sete vezes por semana. A cada aula, ou no começo, ou no fim, todas as lições anteriores são repassadas. O objetivo é fazer com que a pequena se torne fluente em ambas as línguas ao mesmo tempo.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Ética. São Paulo: Ediouro, s/d.
___. De anima. Buenos Aires: Juarez Editor, 1969.
EAGLEMAN, David. Cérebro, uma biografia. Rocco Digital.
Disponível em: file:///C:/Users/Pai%20Fef%C3%AA%20M%C3%A3e%20e%20Gab/Desktop/Origem_-David-Eagleman-C%C3%A9rebro_-Uma-biografia-Rocco-_2017_.pdf
Acesso em 26 de novembro de 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
___. A Importância do Ato de Ler. 41.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
___. Pedagogia da Indignação. São Paulo: Unesp, 2000.
___. Pedagogia da Autonomia. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
___. Conscientização. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GARDNER, Howard. Estructuras de la mente, la teoría de las inteligencias múltiples. Santa Fé de Bogotá: Basic Books, 1993.
COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e Educação, como o cérebro aprende. Porto Alegre, 2011.