RECORTE DO PROJETO DE PESQUISA SOBRE QUALIDADE DE SERVIÇO EM TELEFONIAS IP

  • LEONARDO QUINTANA RODRIGUES Faculdade Alcides Maya
  • João Padilha Moreira Faculdade Alcides Maya
  • Jader Ligorio Rodrigues Faculdade Alcides Maya
Palavras-chave: Qualidade. Tecnologia. IP. Projetos

Resumo

A evolução da tecnologia nos sistemas de telecomunicações vem crescendo a cada dia e começa a se consolidar no mercado atraindo principalmente pelo custo/benefício que apresenta. Observamos que os projetos envolvendo a substituição da telefonia analógica pela telefonia de voz por IP, tem sido implementado na maioria das vezes sem o devido cuidado quanto a qualidade da infraestrutura de rede local. Para receber tamanha mudança e quando se faz a implementação, surgem diversos sintomas e o usuário final acaba sendo a parte mais prejudicada, por esse motivo gera a desconfiança: “Qual é a melhor telefonia afinal? Vale a pena mudar? ”, por estes e outros questionamentos nos levaram a ficar na dúvida também, por outro lado, nos deram a motivação para buscar soluções através de estudos feitos para se obter uma qualidade melhor nos serviços de telefonia por IP e que nos provem a sua real eficácia além da parte econômica pela qual não se tem mais dúvidas. Pensando nisso, o projeto visa apresentar recursos de QOS utilizados na infraestrutura de redes que garanta uma melhor qualidade nos serviços de telefonia IP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LEONARDO QUINTANA RODRIGUES, Faculdade Alcides Maya

Autor

João Padilha Moreira, Faculdade Alcides Maya

Orientador

Jader Ligorio Rodrigues, Faculdade Alcides Maya

coorientador

Referências

BRITANNICA, E. Como funciona o telefone tradicional, 2020. Artigo Telefone site Escola Britannica. Disponivel em: . Acessado em 03 agosto 2020.

CISCO. Frame-Relay, 2007. Tutorial da Cisco sobre perguntas frequentes. Disponível em: Acessado em 05 agosto 2020.

CISCO. Configuração de Vlan da Voz, 2018. Tutorial da Cisco sobre Switches. Disponível em:https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/smb/switches/cisco-small-business-200-series-smart-switches/smb99-voice-vlan-configuration-on-the-200-300-series-managed-switc.html> Acessado em 05 agosto 2020.

FAVARO, A. Diffiserv para prover QOS na Internet, 2001. Citação direta de Mestrado em Telecomunicações da Universidade Federal do Paraná. Disponivel em:. Acessado em 01 agosto 2020.

GUGELMIN, F. Internet: Qual a diferença entre os protocolos UDP e TCP?, 2014. Artigo Tecmundo. Disponível em: Acessado em 05 agosto 2020.

JUNIOR, A.F. Tecnologia ATM, 1997. Boletim News Generation Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Disponível em: Acessado em 03 agosto 2020.

LEUCOTRON. Tipos de PABX: a diferença entre o analógico, digital, IP e híbrido, 2020. Artigo Leucotron. Disponível em: Acessado em 05 de agosto 2020.
NASCIMENTO, M.B. O que é Vlan?, 2019. Artigo Dltec do Brasil. Disponível em: Acessado em 04 agosto 2020.

NASCIMENTO, M.B. Qual a diferença entre Modelo OSI e TCP/IP?, 2019. Artigo Dltec do Brasil. Disponível em:< http://www.dltec.com.br/blog/redes/diferenca-entre-modelo-osi-e-tcp-ip/> Acessado em 04 agosto 2020.

OFICINA DA NET, O que é Voip?, 2013. Artigo Tecnologia Voip site Oficina da Net. Disponivel em:. Acessado em 03 agosto 2020.

REIS, S. Qualidade de Serviço em Telefonia IP, 2008. Monografia Especialização em Gerência de Redes de Computadores e Tecnologia Internet do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponivel em:. Acessado em 27 julho 2020.

SILVA, L. A. Mobilidade da telefonia IP, 2017. Artigo Canal Telecom. Disponível em: Acessado em 05 agosto 2020.

VOIP DO BRASIL. Estatísticas sobre a tecnologia Voip, 2017. Artigo Voip do Brasil. Disponível em: Acessado em 05 agosto 2020.
Publicado
2020-08-08
Como Citar
LEONARDO QUINTANA RODRIGUES, João Padilha Moreira, & Jader Ligorio Rodrigues. (2020). RECORTE DO PROJETO DE PESQUISA SOBRE QUALIDADE DE SERVIÇO EM TELEFONIAS IP. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 2(2). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/224