O ENSINO DE INOVAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

  • Roberto Rivelino Fernandes Belmonte Alcides Maya
  • Douglas Araujo klock Universidade Unisinos
Palavras-chave: Currículo. Ensino de Inovação. Ensino Superior.

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa de revisão, de cunho qualitativo, cujo objetivo é entender como acontece o Ensino de Inovação em cursos de Ensino Superior da área de Administração e afins. Para tal, fez-se uma busca nas bases de dados Portal de Periódicos da Capes, Google Acadêmico e SciELo na qual foram selecionadas seis publicações para revisão. Com base nas leituras dos capítulos correspondentes a resultados e discussões das publicações selecionas, percebeu-se que o foco destas no que tange o Ensino de Inovação, estão voltados ao currículo, e pouco voltado a ensino na prática. Percebeu-se a predominância da ideia interdisciplinar dos estudos sobre inovação, porém não se descarta a necessidade de existir uma disciplina voltada especificamente ao Ensino de Inovação, pois entende-se que os conhecimentos sobre inovação são de grande demanda no mercado de trabalho. Por fim, destaca-se e necessidade de se fazer mais pesquisas sobre o Ensino de Inovação, visto que foram encontradas poucas publicações na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONCEIÇÃO, Octávio Augusto Camargo. A centralidade do conceito de inovação tecnológica no processo de mudança estrutural. Ensaios FEE, v. 21, n. 2, p. 58-76, 2000.

DAMANPOUR, Fariborz; GOPALAKRISHNAN, Shanthi. The dynamics of the adoption of product and process innovations in organizations. Journal of management studies, v. 38, n. 1, p. 45-65, 2001.

DIAS, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves; Herrera, C. B.; Cruz, M. T. D. S.. Desafios (e dilemas) para inserir" Sustentabilidade" nos currículos de administração: um estudo de caso. Revista de Administração Mackenzie, v. 14, n. 3, p. 119-153, 2013.

DRUCKER, Peter. Administração na próxima sociedade, A–Exame. NBL Editora, 2002.

GIACOMINI FILHO, Gino; ESTEVÃO GOULART, Elias; PEGURER CAPRINO, Mônica. Difusão de inovações: apreciação crítica dos estudos de Rogers. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, n. 33, 2007.

SINAY, Maria Cristina Fogliatti De; CORREA Dalbem, M. A. R. T. A., ANDRADE LOUREIRO, I. O. N. E.; de Menezes Vieira, J. Ensino e pesquisa em gestão ambiental nos programas brasileiros de pós-graduação em administração. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 14, n. 3, 2013.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Gulf Professional Publishing, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.

NIOSI, J. et al. (1993). National systems of innovation: in search of a workable concept. Technology in Society. v.15, p.207-227.

OECD. Handbook on Economic Globalisation Indicators, OECD, Paris, 2005.

PEREIRA, Cristiane Santana Teles; VIEIRA, Almir Martins; DAMIÃO, Wanderson Da Silva. Dimensões da Inovação na Pós-Graduação: Papéis e Significados. Revista Organizações em Contexto, v. 14, n. 27, p. 211-234.

PEREIRA, Raquel Da Silva; Franco, I. D., Dos Santos, I. C.; Vieira, A. M. Ensino de inovação na formação do administrador brasileiro: contribuições para gestores de curso/Innovation teaching within the brazilian academic scenario: contributions to highereducation course administrators. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 101, 2015.

PEREIRA, Raquel da Silva; Franco, I. D., de Almeida, L. C. B.; dos Santos, I. C. O ensino de" inovação" na Administração, Ciências contábeis, Turismo e Tecnologia em gestão: um estudo exploratório em Instituições de Ensino Superior brasileiras. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 9, n. 4, p. 221-244, 2012.

PEREZ-FREIJE, Javier; ENKEL, Ellen. Creative tension in the innovation process: How to support the right capabilities. European Management Journal, v. 25, n. 1, p. 11-24, 2007.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas-SP: Editora Papirus, 1998. p. 161-178.

PIMENTA, S. G., ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; CAVALLET, Valdo José. Docência no ensino superior: construindo caminhos. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, p. 267-278, 2003.

ROBERTS, Rhonda. Managing innovation: The pursuit of competitive advantage and the design of innovation intense environments. Research policy, v. 27, n. 2, p. 159-175, 1998.

SCHREIBER, Dusan. Inovação e aprendizagem organizacional. Editora Feevale, 2013.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Ano XXI, n. 73, dez. 2000.

TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino: interações humanas, tecnologia e dilemas. Cadernos de Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, ano 10, n. 16, p. 7-14, jan./jun. 2001.


TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M., LESSARD, C. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2005.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, v. 1, n. 4, p. 215-253, 1991.

TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da inovação. Bookman Editora, 2015.

VEIGA, Ilma. A Aventura de Formar Professores. Campinas – SP: Papirus, 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Caminhos da Profissionalização do Magistério. Campinas – SP: Papirus, 2001.

ZABALZA, M. A. Competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo
Publicado
2019-06-03
Como Citar
Fernandes Belmonte, R. R., & Araujo klock, D. (2019). O ENSINO DE INOVAÇÃO EM CURSOS SUPERIORES NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(1), 56-68. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/23