APLICAÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS (SCRUM)

NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CURSOS TÉCNICOS

  • Oto Luiz Figueiró Wotzasek Alcides Maya
Palavras-chave: Projetos. Scrum. Gerenciamento

Resumo

Aplicar o método Ágil Scrum no gerenciamento de projetos de cursos técnicos e aumentar a produtividade e qualidade dos trabalhos finais. O objetivo é apresentar uma proposta de gerenciamento dos projetos do módulo 3 do curso de manutenção e suporte de informática, identificando melhor as etapas do projeto e seu desenvolvimento em relação à técnica aplicada para conseguir o objetivo. O gerenciamento com o Scrum consiste em reuniões diárias de 10 minutos e reuniões quinzenais ou mensais onde são apresentados os Sprints, que são as tarefas realizadas pela equipe do projeto. Com estas entregas o cliente consegue visualizar o andamento do trabalho e a equipe se auto organiza para a realização das próximas Sprints. Utilizando o método de pesquisa aplicada, tipo estudo de caso e observação. Foi verificado, após a implementação do Scrum, melhorias em qualidade, tempo de entrega, priorização das tarefas importantes, diminuição do retrabalho e divisão das tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrew Pham e Phuong-Van Pham. Scrum em Ação. 1 Ed. São Paulo: Novatec; 2011. 287 p.

Brod, Cesar. Scrum guia prático para projetos ágeis. 2 Ed. São Paulo: Novatec; 2015. 200 p.

Cohn, Mike. Desenvolvimento de software com Scrum – aplicando métodos ágeis com sucesso. 1 Ed. Porto Alegre: Bookman; 2011. 496 p.

Sabbagh, Rafael. Scrum gestão ágil para projetos de sucesso. 1 Ed. São Paulo: Casa do Código; 2013. 270 p.

Sutherland, Jeff. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. 2. Ed. São Paulo: Leya; 2016. 240 p.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
Luiz Figueiró Wotzasek, O. (2019). APLICAÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS (SCRUM). REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(1), 69-84. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/25