METODOLOGIAS ATIVAS: APLICANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Luis Carlos Peters Motta
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Pensamento Computacional, uso de TDICs em sala de aula.

Resumo

Resumo: No Brasil, em 2019, foi adotada a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e está tem a cultura digital como componente, dizendo que o docente deve "compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva". Para isso, dentre muitas outras formas de metodologias ativas, temos o pensamento computacional, isto é, a resolução de problemas em outras áreas, utilizando o pensamento algoritmo, que pode ser descrito aqui resumidamente, como a divisão da resolução do problema global em etapas menores. Este artigo vai comentar a teoria de aplicação do pensamento computacional com uma atividade desplugada, ou seja, não usando tecnologia digital de informação e comunicação e outra (complementar) usando a internet. Será revisto antes a bibliografia sobre metodologias ativas e casos do uso de pensamento computacional na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado) — Tese (Doutorado em Informática na Educação)–Universidade Federal do Rio ..., 2017.
CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la ..., v. 37, n. 5, p. 1–10, 2005.
FRANÇA, R.; TEDESCO, P. Pensamento computacional sob a perspectiva de licenciandos em computação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. [S.l.: s.n.], 2017. v. 23, n. 1, p. 795.
KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. de O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008.
LEITE, M.; SILVA, S. F. da. Redimensionamento da computação em processo de ensino na educação básica: O pensamento computacional, o universo e a cultura digital. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2017. v. 6, n. 1, p. 804.
MANCINI, A. A. Aprendizagem significativa: a teoria de david ausubel. São Paulo: Centauro, 2005.
PAPERT, S. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, 1994.
PAPERT, S.; VALENTE, J. A.; BITELMAN, B. Logo: computadores e educação. [S.l.]:
Brasiliense, 1980.
RESNICK, M.; OCKO, S. et al. LEGO/logo–learning through and about design. [S.l.]: Epistemology and Learning Group, MIT Media Laboratory Cambridge, MA, 1990.
SILVA, S. de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de ausubel: Reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, 2014.
Publicado
2020-11-23
Como Citar
Luis Carlos Peters Motta. (2020). METODOLOGIAS ATIVAS: APLICANDO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 2(2). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/262