A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA GESTÃO ESCOLAR AOS PROJETOS ENVOLVENDOTECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Gestão Escolar, TDIC, TIC na Educação.
Resumo
Este artigo aborda de forma direta e resumida a importância dos setores de gestão de uma escola ou instituição de ensino dar suporte à implantação de uma cultura de uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) aponta um eixo de tecnologias digitais e suas amplas facetas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado) — Tese (Doutorado em Informática na Educação)–Universidade Federal do Rio ..., 2017.
CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la ..., v. 37, n. 5, p. 1–10, 2005.
FRANÇA, R.; TEDESCO, P. Pensamento computacional sob a perspectiva de licenciandos em computação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. [S.l.: s.n.], 2017. v. 23, n. 1, p. 795.
KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. de O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008.
LEITE, M.; SILVA, S. F. da. Redimensionamento da computação em processo de ensino na educação básica: O pensamento computacional, o universo e a cultura digital. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2017. v. 6, n. 1, p. 804.
MANCINI, A. A. Aprendizagem significativa: a teoria de david ausubel. São Paulo: Centauro, 2005.
PAPERT, S. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, 1994.
PAPERT, S.; VALENTE, J. A.; BITELMAN, B. Logo: computadores e educação. [S.l.]:
Brasiliense, 1980.
RESNICK, M.; OCKO, S. et al. LEGO/logo–learning through and about design. [S.l.]: Epistemology and Learning Group, MIT Media Laboratory Cambridge, MA, 1990.
SILVA, S. de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de ausubel: Reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, 2014.
CURI, E. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la ..., v. 37, n. 5, p. 1–10, 2005.
FRANÇA, R.; TEDESCO, P. Pensamento computacional sob a perspectiva de licenciandos em computação. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. [S.l.: s.n.], 2017. v. 23, n. 1, p. 795.
KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. de O. A escola frente às novas demandas sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 1, 2008.
LEITE, M.; SILVA, S. F. da. Redimensionamento da computação em processo de ensino na educação básica: O pensamento computacional, o universo e a cultura digital. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2017. v. 6, n. 1, p. 804.
MANCINI, A. A. Aprendizagem significativa: a teoria de david ausubel. São Paulo: Centauro, 2005.
PAPERT, S. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, 1994.
PAPERT, S.; VALENTE, J. A.; BITELMAN, B. Logo: computadores e educação. [S.l.]:
Brasiliense, 1980.
RESNICK, M.; OCKO, S. et al. LEGO/logo–learning through and about design. [S.l.]: Epistemology and Learning Group, MIT Media Laboratory Cambridge, MA, 1990.
SILVA, S. de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, A. C. Teoria da aprendizagem significativa de ausubel: Reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, 2014.
Publicado
2021-04-28
Como Citar
LUIS CARLOS PETERS MOTTA. (2021). A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA GESTÃO ESCOLAR AOS PROJETOS ENVOLVENDOTECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 3(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/309