VOU SER PAPAI!
Um estudo sobre chegada do primeiro filho e o reflexo na mudança do tipo de veículo
Resumo
Estudos filiados a Consumer Culture Theory (CCT) apontam que existem posições criadas pelo mercado para a satisfação do consumo. Essas escolhas, mesmo que individuais, estão alinhadas com uma estrutura imperativa global (ARNOULD, THOMPSON, 2005) na qual os consumidores são criadores de identidade a partir de suas práticas de consumo. Partindo dessa premissa este trabalho aborda o efeito dessas posições no indivíduo tendo como pano de fundo, o mito da troca de automóvel com a chegada do primeiro filho.
Downloads
Referências
ARNOULD, E. J.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): twenty years of research. Journal of Consumer Research, v. 31, p. 868-882, mar. 2005.
ARNOULD, E. J., PRICE, L. L., & MOISIO, R. (2006). Making contexts matter: Selecting research contexts for theoretical insights. In R. Belk (Org.). Handbook of qualitative research methods in marketing (pp. 106-125). Cheltenham,UK: Edward Elga.
ARNOULD, E.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (and we really mean): dilemmas and opportunities posed by an academic branding strategy. IN: BELK, R. W.; SHERRY Jr., J. F. Consumer Culture Theory. Oxford: Elsevier, 2007.
ARNOULD, E. J; THOMPSON, C. J. Consumer culture theory (and we really mean theoretics): dilemmas and opportunities posed by an academic branding strategy. In: BELK, R. W; SHERRY, J. F. Consumer culture theory. Oxford: Elsevier, 2007.
CAMPOS, Roberta; MENDONÇA, Fabricio. CASOTTI, Leticia. Atravessando Sinais Fechados: Fronteiras de Gênero no Consumo Brasileiro de Automóveis, ANPAD, 2013
BELK, R. Possessions and the extended self. Journal of Consumer Research, 1988
BELK; BAHN, K.; MAYER, R Developmental Recognition of Consumption Symbolism. Journal of Consumer Research, v. 9, n. 1, p. 4-17, 1982.
BELK, R. W. (2004). Men and their machines. Advances in Consumer Research, 31(1), 273–278.
CARTER, B.; GOLDRICK, M. As mudanças no ciclo familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
CABRERA, N. J., TAMIS LE-MONDA, C. S., BRADLEY, R. H., HOFFERTH, S., & LAMB, M. E. (2000). Fatherhood in the twenty-first century. Child Development, 71 (1), 127-136.
FRANCA, Marcelo. CASOTTI, Leticia. FARIA, Marina. Sonhos Parcelados das Famílias: Significados e Sentimentos Associados ao Automóvel, ANPAD, 2013
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.
HOLT. D, THOMPSON, C. Man of Action Heroes: The Pursuit of Heroic Masculinity in Everyday Consumption Journal of Consumer Research Vol. 31, No. 2 (September 2004), pp. 425-440
MULLER, Caroline. FONSECA, Marcelo. Os Iguais, Desiguais: Entendendo o Consumo Cultural pelas Classes Populares, ANPAD 2013
SUAREZ, M.; CASOTTI, L.; CHAUVEL, M. Motivações e significados do abandono de categoria: aprendizados a partir da investigação com ex-fumantes e ex-proprietários de automóveis. Cadernos EBAPE.BR, v. 10, p. 411-434, 2012.