VOCABULÁRIO MATEMÁTICO

  • Juarez Mazzuca Júnior Alcides Maya
Palavras-chave: Vocabulário matemático. Signos. Planejamento. Aprendizagem. Uniformização.

Resumo

A aquisição e consequente aprendizagem do “vocabulário matemático” acontecem ao longo de toda a vida. No paralelo com a Linguística tende-se a concluir que é até maior o número de signos, “frases matemáticas”, passíveis de serem escritas, comparando-se com uma língua. Os signos matemáticos são figuras, sinais e abreviaturas utilizados em Matemática para denotar entidades, relações e operações. Conforme Oliveira: “ Os signos não se mantêm como marcas isoladas, referentes a objetos avulsos, nem como símbolos usados por indivíduos particulares. Passam a ser signos compartilhados pelo conjunto dos membros do grupo social, permitindo a comunicação entre os indivíduos e o aprimoramento da interação social. (OLIVEIRA, 1977, p.36). Sendo assim, a criança e o adulto (já numericamente alfabetizados) geralmente têm velocidades diferentes de aprendizagem. Caso um adulto ainda não seja alfabetizado matematicamente, ele pode, dependendo das condições iniciais e de contorno, até vir a adquirir uma velocidade de aprendizagem matemática compatível com sua idade. Também, por isto, em uma turma de alunos, aonde não são todos de mesma idade, deve-se aproveitar, ainda mais a cultura de cada indivíduo, no sentido de incentivá-lo a aumentar seu conhecimento matemático. Isto deve ser efetivado também em turmas onde a idade dos estudantes é semelhante, pois homogeneidade etária não é garantia de uniformização de vocabulários em geral, não só o matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORODITSKY, Lera. Como a linguagem modela o pensamento. Scientific American Brasil, [S.l.], mar., p. 61-63, 2011.

DANYLUK, O. S. Alfabetização Matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: Educs, 1991.

LEONHARD Euler, Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonhard_Euler> Acesso em: 24 out. 2011.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo, Editora Scipione, 4a edição, 2003.

PROCESSAMENTO da estrutura da linguagem vale para palavras e números. Disponível em: <http://cienciadiaria.com.br/2011/06/06/processamento-da-estrutura-da-linguagem-vale-para-palavras-e-numeros/> Acesso em: 24 out. 2011.

REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática. V3,5, p.55-61. UFSC: 2008, Scientific American Brasil Março 2011 pág. 62

Publicado
2019-11-24
Como Citar
Mazzuca Júnior, J. (2019). VOCABULÁRIO MATEMÁTICO. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 1(2), 1-5. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/46