http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/issue/feedREVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA2021-05-07T09:55:15+00:00João Padilha Moreiraraam@alcidesmaya.edu.brOpen Journal Systems<p>Revista Acadêmica da Faculdade e Escola Técnica Alcides Maya é relacionado com várias áreas de conhecimento científico e acadêmico como administração, educação, tecnologia e outras áreas de forma interdisciplinar em seus múltiplos aspectos.</p> <p> ISSN <strong>2675-1852</strong></p> <p> </p>http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/309A IMPORTÂNCIA DO APOIO DA GESTÃO ESCOLAR AOS PROJETOS ENVOLVENDOTECNOLOGIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA2021-04-29T12:07:31+00:00LUIS CARLOS PETERS MOTTAluis@luiscpmotta.com.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo aborda de forma direta e resumida a importância dos setores de gestão de uma escola ou instituição de ensino dar suporte à implantação de uma cultura de uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) aponta um eixo de tecnologias digitais e suas amplas facetas. </span></p>2021-04-28T15:15:56+00:00Copyright (c) 2021 REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYAhttp://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/308EDUCAÇÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA2021-04-29T11:17:37+00:00Eduardo Victório Jablonski Jablonskievjj1969@gmail.com<p>Em 2020, desde 19 de março, as aulas, tanto no ensino público como no privado, passaram a ser feitas de maneira remota, aliás, como desejava o Presidente da República. Mas nem todos os alunos se dispuseram a realizar as atividades, ainda que corressem o risco de ser reprovados no final do ano. O objetivo deste estudo é analisar como se deu esse processo educacional numa escola da rede pública de uma cidade do interior do RS, a 110km da capital. Trata-se de um estudo de caso, mas, antes de ir aos números de devolutiva dos estudantes, fez-se uma reflexão do papel do professor com base no depoimento de Theodore Adorno, e tais reflexões foram comparadas com a situação educacional do Brasil no século XXI, nessa época de pandemia. Constatou-se, no final das contas, que 59% dos alunos não se interessaram por realizar as tarefas estudantis.</p>2021-04-29T10:55:21+00:00Copyright (c) 2021 REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYAhttp://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/307ARTES VISUAIS NA CRÍTICA LITERÁRIA DE ARMINDO TREVISAN2021-05-05T01:29:11+00:00Eduardo Victório Jablonski Jablonskievjj1969@gmail.comLuiz Marcelo Pereiramarcelopereira@gmail.comAdriela Britoadrielabrito@gmail.com<p>Os maiores críticos literários do Brasil defendem a necessidade de o interessado em se tornar um especialista na área ler e estudar o tempo todo os clássicos de literatura como os de teorias da área. Mas um deles, Armindo Trevisan, inovou ao inserir conhecimentos de artes visuais a esse processo. Devido a isso o propósito desta pesquisa é analisar como o intelectual gaúcho misturou as duas áreas: a crítica e as artes visuais. O objetivo geral do trabalho, portanto, é analisar a utilização das artes visuais no estudo de crítica literária, principalmente de poesia. O objetivo específico é verificar como Armindo Trevisan procedeu dessa forma na sua coletânea de ensaios “Dança do Sozinho”, publicada em 2016. Em termos metodológicos, far-se-á uma pesquisa bibliográfica. Como o presente estudo almeja mostrar, o resultado da crítica literária de Armindo Trevisan, ao misturar os conhecimentos das artes visuais aos de crítica literária, contribui para formular conceitos sobre o que é a poesia nas suas mais variadas facetas.</p>2021-05-05T01:27:24+00:00Copyright (c) 2021 REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYAhttp://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/310MÚSICA EM SALA DE AULA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL2021-05-07T09:55:15+00:00Decio de Moura Mallmithmallmith@hotmail.comDian Cristiano Sonntagprofessorjoaomoreira@gmail.comJuliano Alves Macielprofessorjoaomoreira@gmail.comRodrigo Ziliotto professorjoaomoreira@gmail.comWuilliam Sérgio Born Melloprofessorjoaomoreira@gmail.com<p align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;">No presente artigo, “Música em Sala de Aula e a sua Importância para as Crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental”, abordamos a necessidade legal da implantação da disciplina de Música no currículo regular das escolas, os problemas e as vantagens advindas do ensino musical para o educando e as suas consequências para a comunidade escolar e a sociedade em geral, especialmente quando tal iniciativa é aplicada aos infantes das séries iniciais do Ensino Fundamental.</span></span></span></p>2021-05-07T09:42:55+00:00Copyright (c) 2021 REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA