ZABBIX: GARANTINDO A INTEGRIDADE

  • MARCUS VINÍCIUS SALING STEIN
  • João Padilha Moreira
Palavras-chave: Monitoramento, serviços, Zabbix, tomadas de decisões, gerenciamento.

Resumo

O monitoramento de redes torna-se um aliado por administradores de infraestrutura que necessitam manter o fluxo de trabalho constante do dia a dia, monitorar os equipamentos é uma boa prática que é imprescindível que falte nas empresas nos tempos atuais. Para que haja segurança e confiabilidade nos serviços aos quais fazem parte de um ambiente corporativo, além de pessoas que gerenciam essa parte, passar a garantia para outros setores da empresa, assim como em consultorias, que todos os serviços estão tendo a atenção necessária é uma confiança no próprio trabalho do administrador que possivelmente irá tratar de problemas mais facilmente. A ferramenta de monitoramento Zabbix consegue entregar um dashboard a partir de mapas que são intuitivos a partir da configuração bem elaborada por parte do usuário, o objetivo de entrega de valores por parte dessa ferramenta ajuda os administradores em tomadas de decisões em tempo real que podem interferir positivamente nos cofres garantindo que possíveis manutenções não aconteçam. É necessário entender a estrutura, o fluxo, gerenciamento que é rodado e que nos fornece resultados satisfatórios a partir de um segmento de regras para chegar nas informações desejadas. O intuito desse trabalho é descrever o funcionamento das funções e os tipos de coletas que podem ser configurados, seguindo esse raciocínio será mostrado como funciona a configuração dos itens e as chaves que retornam os valores, as triggers definindo prioridades em determinado serviço considerado mais crítico, identificando possíveis erros, além de outros métodos que serão comentados mais para frente e que auxiliam na administração e integridade de recursos do servidor e agente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENÍCIO, Washington Ernando Pereira. MONITORAMENTO E GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO ZABBIX. Disponível em: http://zabbixbrasil.org/files/Monitoramento_e_Gerenciamento_de_Redes_Utilizando_Zabbix.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.
DUARTE, Otto Carlos Muniz Bandeira. SIMPLE NETWORK MANAGEMENT PROTOCOL. Disponível em: https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/snmp/snmp.htm. Acesso em: 28 out. 2021.
SIA, Zabbix. O que é Zabbix. Disponível em: https://www.zabbix.com/documentation/current/manual/introduction/about. Acesso em: 28 out. 2021.
SIA, Zabbix. Visão geral do Zabbix. Disponível em: https://www.zabbix.com/documentation/current/manual/concepts/server. Acesso em: 06 nov. 2021.
Publicado
2021-11-20
Como Citar
MARCUS VINÍCIUS SALING STEIN, & João Padilha Moreira. (2021). ZABBIX: GARANTINDO A INTEGRIDADE. SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO, 3(2). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/SGTE/article/view/357