INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO: IMPLEMENTAÇÃO DE OPENSTACK COMO SOLUÇÃO PARA NUVENS PRIVADAS

  • DANIEL ROBERTO MENDES Faculdade Alcides Maya
  • Anderson Santos da Silva Faculdade Alcides Maya

Resumo

Uma tendência crescente no mundo de TI segundo VELTE (2012) é a virtualização de servidores. Isto é, o software pode ser instalado permitindo que vários servidores virtuais sejam usados. Desta maneira, pode se ter meia dúzia de servidores virtuais funcionando em um único servidor físico. Com isso diminuindo os custos operacionais e implementando uma computação em nuvem.

A computação em nuvem de acordo com BUYYA (2010) consiste em inúmeros fornecedores de TI que fornecem processamento, armazenamento e serviços de hospedagem de aplicativos. Oferecendo promessas de desempenho e disponibilidade garantidas por acordos de nível de serviço (SLA). Os clientes são cobrados com base em suas utilizações de recursos de processamento, armazenamento e transferência de dados. Oferecem acesso baseado via Web que são popularmente chamado de IaaS (Infraestrutura como Serviço), que permite a criação de máquinas virtuais, PaaS (Plataforma como serviço), que fornece ambiente para desenvolvimento e SaaS (Software como serviço), que agrega software na nuvem.

Segundo VELTE (2012) os fornecedores de serviços de computação em nuvem pública têm políticas de privacidade rigorosas e empregam medidas de segurança rígidas, como métodos comprovados de criptografia para autenticar os usuários. Este modelo de serviço traz uma série de desafios de segurança de acordo com GONZALEZ (2013), que precisam ser analisados e endereçados tanto a usuários quanto aos provedores de serviço. GONZALEZ (2013) complementa que esta falta de entendimento ás questões de segurança pode ocasionar em reflexos negativos para as empresas e para os usuários que fazem uso de tais serviços. Um exemplo dessa situação como problema de segurança na computação em nuvem pública, de acordo com CLULEY (2013), aconteceu o vazamento em fevereiro de 2013 das senhas e usuários do aplicativo Evernote, 50 milhões de usuários registrados no serviço foram impactados, tiveram que trocar sua senha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

DANIEL ROBERTO MENDES, Faculdade Alcides Maya

Autor

Anderson Santos da Silva, Faculdade Alcides Maya

Orientador

Publicado
2019-12-19
Como Citar
DANIEL ROBERTO MENDES, & Anderson Santos da Silva. (2019). INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO: IMPLEMENTAÇÃO DE OPENSTACK COMO SOLUÇÃO PARA NUVENS PRIVADAS. PROJETOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS, 1(1), 1-115. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/projetos/article/view/102
Seção
Faculdade de Redes de Computadores