VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES COM HYPER-V

  • JOÃO VICTOR KNIEST MACHADO Faculdade Alcides Maya
  • Anderson Santos da Silva Faculdade Alcides Maya

Resumo

No presente projeto será abordado o problema que as empresas vêm enfrentando com o uso de servidores físicos, uma vez que o mesmo representa altos custos que envolvem tanto o gerenciamento, quanto a energia e cabeamento, além da necessidade de refrigeração, segurança e a disponibilidade de espaço; isso somado ao uso desnecessário de recursos naturais, de acordo com Leite, Rodrigues e Silva (2011).

Diante desta realidade enfrentada pelas empresas de médio e pequeno porte, no projeto será mostrada a virtualização de servidor pelo software Hyper-V, como uma solução econômica, sustentável e viável. Nesse contexto, pretende-se demonstrar como a virtualização pode ser utilizada para melhorar a estrutura de tecnologia presente nessas empresas, elencando as vantagens e desvantagens que a mesma oferece.

A fim de atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, que se baseiam em implementar a virtualização de servidores por meio do software hyper-V, em empresas de médio e pequeno porte. Além disso, demonstrar as vantagens e desvantagens na utilização das virtualizações de servidores com hyper-v bem como a sua aplicabilidade, e apresentar a diferença na utilização do servidor físico para a utilização do servidor virtualizado.

Contudo, neste projeto estará descrito a importância da implementação da virtualização de servidor, baseando-se na necessidade da mudança do servidor físico para o virtualizado pelo software hyper-v, onde o mesmo renderá benefícios, dentre eles a redução de custos com a segurança, e redução de danos ao meio ambiente, que são gerados pela retirada de matérias primas, além do uso desnecessário com energia elétrica.

Também, se faz necessário salientar que a virtualização contribuirá nas melhorias e na produção de novas tecnologias que possam ser aplicadas a este nicho, contribuindo na melhoria contínua e na criação de novos postos de trabalho na área de TI; e aumento do valor econômico agregado às empresas que se utilizam destas tecnologias e a contribuição para a sustentabilidade do meio ambiente; diferenciando-se do atual uso do servidor físico, que quando comparado ao virtualizado é limitado, no que se refere em atender as necessidades de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOÃO VICTOR KNIEST MACHADO, Faculdade Alcides Maya

Autor

Anderson Santos da Silva, Faculdade Alcides Maya

Orientador

Publicado
2019-12-19
Como Citar
JOÃO VICTOR KNIEST MACHADO, & Anderson Santos da Silva. (2019). VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES COM HYPER-V. PROJETOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS, 1(1), 1-58. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/projetos/article/view/104
Seção
Faculdade de Redes de Computadores