Graduação em sistemas para internet

  • SAMIR B. COUSEN Alcides Maya
  • João Padilha Moreira Alcides Maya

Resumo

O presente relatório descreve as atividades realizadas no estágio supervisionado do curso Técnico em Informática, desenvolvidas na empresa Graduação em sistemas para internet (Alcides Maya), que teve como objetivo principal adquirir maior conhecimento prático e técnico na área de  desenvolvimento de softwares.

Para desenvolver um software, é necessário fazer análise de requisitos e de sistemas utilizando textos e diagramas UML, além de escolher uma linguagem de programação para o desenvolvimento back-end , como Java, PHP, Javascript (com node js), C# (.Net), entre outras. É possível utilizar, também, frameworks que rodam linguagem de back-end. Além disso, também é possível utilizar serviços na Web para fazer o back-end, como o Firebase. Porém o sistema fica sujeito às regras desse serviço, que podem mudar a qualquer momento, fugindo do controle do desenvolvedor.

Para desenvolver a parte de front-end, é preciso utilizar algum framework Javascript, ou Javascript puro, além de HTML (linguagem de marcação) e CSS (formatação de estilo). São exemplos de frameworks (bibliotecas): React JS, Ângular, Vue JS, dentre outros.

Por outro lado, dentro de alguns frameworks, também é possível utilizar linguagens de templates para se fazer o front-end.

Uma camada importante no desenvolvimento de sistemas é o Banco de Dados, os quais podem ser MYSQL, SQLite, PostgreSQL (todos esses relacionais). Dependendo dos requisitos, podem ser utilizados Bancos de Dados não-relacionais, como MongoDB, dentre outros.

Portanto, sem essas camadas citadas, não é possível se desenvolver  Softwares ou aplicativos completos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SAMIR B. COUSEN, Alcides Maya

Autor

João Padilha Moreira, Alcides Maya

Orientador

Publicado
2020-03-16
Como Citar
SAMIR B. COUSEN, & João Padilha Moreira. (2020). Graduação em sistemas para internet. PROJETOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS, 2(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/projetos/article/view/139
Seção
Relatório de Estágio do Curso Técnico em Informática