COOPERATIVA DE ENERGIA E DESENVOLVIMENTO DO LITORAL NORTE

  • LUCAS MACEDO VIEIRA
  • João Padilha Moreira
Palavras-chave: Técnico em Informática; Internet; Estágio; Telecomunicação.

Resumo

O Curso Técnico em Informática para Internet, oferecido pela Faculdade Alcides Maya, tem na sua matriz curricular a disciplina de estágio supervisionado. O estágio tem por objetivo aproximar o aluno da prática profissional para que possa aprender além do que é visto em sala de aula.

Com o presente relatório apresento as informações sobre o estágio realizado no setor de Tecnologia da Informação, na Cooperativa Regional de Distribuição de Energia do Litoral Norte, empresa de distribuição de energia elétrica.

A primeira atividade relatada é a criação de um site para o grupo AETA, composto por alguns associados da cooperativa, esse foi elaborado no primeiro mês de estágio. Com a mudança de endereço da COOPERNORTE, realizada entre o período de janeiro/2020 a fevereiro/2020, a cooperativa passou a oferecer também internet via rádio e fibra ótica. Sendo assim, relato a experiência de auxiliar a equipe na implementação de um provedor de internet na zona rural de Viamão, utilizando  as tecnologias de rádio e fibra ótica. Provedor este composto por 5 torres, sendo todas localizadas em Viamão nos bairros da zona rural do município: Águas Claras, Costa Oveiro, Pimenta, Condomínio Laredo, parte da RS-040, no salão de festa da Alpha Acrux e o da própria sede cooperativa

No mesmo relatório, descrevo as atividades que acompanhei e desempenhei na criação do projeto da rede de fibra ótica a partir do servidor da Coopernorte em direção às regiões onde até então a população não tinham acesso a internet, demonstro os equipamentos utilizados desde aos ativos da empresa como os softwares e ferragens utilizados na parte de infraestrutura da rede de fibra óptica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COOPERNORTE. In: GRUPO COOPERNORTE. 1. [S. l.], 2020. Disponível em:
http://www.coopernorte.net/. Acesso em: 16 out. 2020.

CARVALHO, Priscila. Aplicação da Fibra Óptica em Sistema FTTX. 2015. 83 f. - Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2015.

SILVEIRA, Paulo. Lógica de programação: Crie seus primeiros programas usando JavaScript e HTML. Disponível em: EBook.

TANENBAUM, Andrew. Rede de Computadores. Pearson Universidades; 5ª Edição, 2011.
Publicado
2020-11-30
Como Citar
LUCAS MACEDO VIEIRA, & João Padilha Moreira. (2020). COOPERATIVA DE ENERGIA E DESENVOLVIMENTO DO LITORAL NORTE. PROJETOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS, 2(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/projetos/article/view/289
Seção
Projeto do Curso Técnico em Informática