BENEFÍCIOS DE REDUÇÃO DE CUSTO NA INFRAESTRUTURA DA MIGRAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM

  • Tiago de Souza Silveira Faculdade e Escola Técnica Alcides Maya
  • Leonardo Filipe Batista Silva de Carvalho
Palavras-chave: Computação em Nuvem, Internet, tecnologia, tecnologia da informação

Resumo

Computação em Nuvem é uma tecnologia que permite o uso remoto de recursos de informática via Internet, o que inclui os mais variados programas e informações. O conceito de Computação em Nuvem continua passando por inúmeras mudanças em sua definição devido à forte atividade de inovações em torno desta tecnologia, o que muitas vezes causa dúvidas em torno de seu funcionamento e proposta. Este projeto abordará o levantamento de empresas de médio porte que prestam serviços de Tecnologia da Informação, a fim de entender como essas empresas operam hoje sem o uso da nuvem e quais os benefícios que pretendem agregar com o seu emprego. Abordagem com a qual pretendemos detalhar exatamente quais serviços são fornecidos hoje por essas empresas, como eles são executados, como a Computação em Nuvem poderá melhorar seus negócios e quais os custos-benefícios que ela agrega. Particularmente, em razão da proposta de redução de custos de infraestrutura que é própria da tecnologia de Computação em Nuvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afinal, o que é Computação em Nuvem? E o que não é?. OPUS SOFTWARE, 2013. Disponível em: . Acesso em 30 de set 2020.
ARRUDA, D. BENEFÍCIOS E DESAFIOS ENCONTRADOS NA ADOÇÃO DE CLOUD COMPUTING. CARUARU, PE. 2011. Disponível em: core.ac.uk/download/pdf/276003938.pdf>.
CUSIN, A.; MADUREIRA, J.; SACILOTTI, R. Uma análise dos benefícios e desafios envolvidos na adoção de cloud computing. São Caetano do sul, RJ. v.1, n. 7, Mar./Set. 2013, p. 6 a 21. Disponível em: fatecsaocaetano.edu.br/fascitech/index.php/fascitech/article/view/78>.
EVANGELISTA, W. Critérios para avaliação de viabilidade da adoção. Brasília, DF. 2014. Disponível em: 1424>.
História da Computação em Nuvem: Como surgiu a cloud computing?. IPM Sistemas de Gestão Pública, 2020. Disponível em: blog/historia-da-computacao-em-nuvem-como-surgiu-a-cloud-computing/>. Acesso em: 26 de set 2020.
MELO, M. AUXÍLIO À TOMADA DE DECISÃO NO PROCESSO DE MIGRAÇÃO PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Campinas, SP. 2014. Disponível em: .
O que é Computação em Nuvem? UNICAMP. Disponível em: . Acessado em: 11 de out 2020.
SILVA, H. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO MIGRATÓRIO PARA A PLATAFORMA DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM NO BRASIL. Recife, PE. 2016. Disponível em:
SOUZA, F.; MOREIRA, L.; MACHADO, J. Computação em Nuvem: Conceitos, Tecnologias, Aplicações e Desafios. Ceará. 2010. Disponível em:.
VERDERAMI, B. AVALIANDO O USO DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA TI PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS. Guarulhos, SP. 2013. Disponível em: article/view/1404>
Por que a nuvem privada é o primeiro passo para a cloud computing?.INFRA NEWS TELECOM. 2018. Disponível em: nuvem-privada-cloud/>. Acessado em 21 de out 2020.
ZUFFO, M; KOFUJI, S; LOPES, R; HIRA, A. A Computação em Nuvem na Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. 2013. Disponível em:
Publicado
2020-11-24
Como Citar
Tiago de Souza Silveira, & Leonardo Filipe Batista Silva de Carvalho. (2020). BENEFÍCIOS DE REDUÇÃO DE CUSTO NA INFRAESTRUTURA DA MIGRAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM. PROJETOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS, 2(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/projetos/article/view/290
Seção
Projeto do Curso Técnico em Informática