ARTES VISUAIS NA CRÍTICA LITERÁRIA DE ARMINDO TREVISAN

  • Eduardo Victório Jablonski Jablonski Faculdades FG
  • Luiz Marcelo Pereira
  • Adriela Brito
Palavras-chave: Crítica Literária. Artes Visuais. Armindo Trevisan., Literary criticism. Visual arts. Armindo Trevisan.

Resumo

Os maiores críticos literários do Brasil defendem a necessidade de o interessado em se tornar um especialista na área ler e estudar o tempo todo os clássicos de literatura como os de teorias da área. Mas um deles, Armindo Trevisan, inovou ao inserir conhecimentos de artes visuais a esse processo. Devido a isso o propósito desta pesquisa é analisar como o intelectual gaúcho misturou as duas áreas: a crítica e as artes visuais. O objetivo geral do trabalho, portanto, é analisar a utilização das artes visuais no estudo de crítica literária, principalmente de poesia. O objetivo específico é verificar como Armindo Trevisan procedeu dessa forma na sua coletânea de ensaios “Dança do Sozinho”, publicada em 2016. Em termos metodológicos, far-se-á uma pesquisa bibliográfica. Como o presente estudo almeja mostrar, o resultado da crítica literária de Armindo Trevisan, ao misturar os conhecimentos das artes visuais aos de crítica literária, contribui para formular conceitos sobre o que é a poesia nas suas mais variadas facetas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMARGO, I. A. (2020). Publicações de artista: práxis, pesquisa e ensino em arte

visual. Revista Estado da Arte, Uberlândia. v.1, n.2, p 1-28, jul./dez. 2020.

https://doi.org/10.14393/EdA-v1-n2-2020-57726.

DIEDERICHSEN, Maria Cristina. “Pesquisa baseada em arte: criações poéticas desdobrando mundos”. Políndromo. vol. 11, n 25, p. 64-84, set-dez 2019.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. “Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico”. Revista Art Research Journal. Vol. 1, p 1-17, jan./jun. 2014.

JABLONSKI, Eduardo. Degrazia pinta palavras. 2.ed. Porto Alegre: Bestiário, 2016.

LACOSTE, Jean. Filosofia da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

MONTAIGNE, Michel. Ensaios. Rio de Janeiro: Abril Cultural, 1996.

PORTEIRO, Tiago Moura. “Um diálogo sobre a investigação artística em meio acadêmico”. Revista Diacrítica. Vol. 33, n. 1, p. 223-299, 2019.

POUND, Ezra. ABC da literatura. 9. ed.São Paulo: Cultrix, 1990.

___. A arte da poesia. 10. ed.São Paulo: Cultrix, 1995.

RAMA, Angel. La generación crítica.

Disponível em: http://www.autoresdeluruguay.uy/biblioteca/Carlos_Real_De_Azua/lib/exe/fetch.php?media=rama_-_la_generacion_en_vv_aa_-_uruguay_hoy-3.pdf

Acesso em: 08.02.2021.

SARTRE, Jean Paul. O que é literatura. 3.ed. São Paulo: Ática, 2004.

TREVISAN, Armindo. A dança do Sozinho. Porto Alegre: Pradense, 2016.

Publicado
2021-05-05
Como Citar
Jablonski, E. V. J., Luiz Marcelo Pereira, & Adriela Brito. (2021). ARTES VISUAIS NA CRÍTICA LITERÁRIA DE ARMINDO TREVISAN. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 3(1). Recuperado de https://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/307