EDUCAÇÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA

  • Eduardo Victório Jablonski Jablonski Faculdades FG
Palavras-chave: Educação. Pandemia. Aulas remotas.

Resumo

Em 2020, desde 19 de março, as aulas, tanto no ensino público como no privado, passaram a ser feitas de maneira remota, aliás, como desejava o Presidente da República. Mas nem todos os alunos se dispuseram a realizar as atividades, ainda que corressem o risco de ser reprovados no final do ano. O objetivo deste estudo é analisar como se deu esse processo educacional numa escola da rede pública de uma cidade do interior do RS, a 110km da capital. Trata-se de um estudo de caso, mas, antes de ir aos números de devolutiva dos estudantes, fez-se uma reflexão do papel do professor com base no depoimento de Theodore Adorno, e tais reflexões foram comparadas com a situação educacional do Brasil no século XXI, nessa época de pandemia. Constatou-se, no final das contas, que 59% dos alunos não se interessaram por realizar as tarefas estudantis.

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Referências

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREUD, Sigmund. Ensayos sobre la vida sexual y la teoría de las neurosis. Madrid: Alianza Editorial, 1970.

Publicado
2021-04-29
Como Citar
Jablonski, E. V. J. (2021). EDUCAÇÃO EM ÉPOCA DE PANDEMIA. REVISTA ACADÊMICA ALCIDES MAYA, 3(1). Recuperado de https://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/RAAM/article/view/308