A REALIDADE VIRTUAL E O DESIGN DE JOGOS NO TRATAMENTO DE INDIVÍDUOS EM REABILITAÇÃO PÓS AVC
Resumo
Indivíduos em tratamento de reabilitação pós-AVC mantêm uma rotina de exercícios com intensidade e frequência altos, e a utilização de jogos de realidade virtual, que fazem parte de um tratamento chamado de gameterapia vem demonstrando ganhos importantes no que tange o envolvimento do paciente além de ser uma ferramenta com custo financeiro menor se comparada com algumas outras práticas. Consoles de jogos já têm sido alvos de pesquisas e mais recentemente utilizados em ambientes clínicos, que é o caso do Xbox Kinect e o Nintendo Wii e até mesmo consoles adaptados. (GAUTHIER, 2017).
Downloads
Referências
Goršič M, Cikajlo I, Goljar N, Novak D. A multisession evaluation of an adaptive competitive arm rehabilitation game. J Neuroeng Rehabil. 2017 Dec 6;14(1):128. doi: 10.1186/s12984-017-0336-9. PMID: 29208017; PMCID: PMC5718145.
Lange B, Flynn S, Proffitt R, Chang CY, Rizzo AS. Development of an interactive game based rehabilitation tool for dynamic balance training. Top Stroke Rehabil. 2010 Sep Oct;17(5):345-52. doi: 10.1310/tsr1705-345. PMID: 21131259.
Pavao, Silvia Leticia et al . O ambiente virtual como interface na reabilitação pós-AVE: relato de caso. Fisioter. mov., Curitiba , v. 26, n. 2, p. 455-462, June 2013 Rand D, Givon N, Weingarden H, Nota A, Zeilig G. Eliciting upper extremity purposeful movements using video games: a comparison with traditional therapy for stroke rehabilitation. Neurorehabil Neural Repair. 2014 Oct;28(8):733-9.
Rand D, Givon N, Weingarden H, Nota A, Zeilig G. Eliciting upper extremity purposeful movements using video games: a comparison with traditional therapy for stroke rehabilitation. Neurorehabil Neural Repair. 2014 Oct;28(8):733-9.