INFRAESTRUTURA VIRTUALIZADA

CLUSTER DE ALTA DISPONIBILIDADE

  • JULIANO BOCK DA SILVA Faculdade Alcides Maya
  • Anderson Silva Faculdade Alcides Maya

Resumo

A disponibilidade constante de recurso e informações em um ambiente tecnológico é uma preocupação constante, tornando o acesso a informação como um objetivo principal.

A ambientação tecnológica, atualmente, visa a segurança de dados e a disponibilidade constante dos recursos, já é fato que toda essa arquitetura volta-se a esse objetivo. As empresas devem preocupar-se em sua modernização, levando em consideração estratégias que alinhem investimentos e negócios. (VERAS, 2011)

O uso de tecnologias baseadas em softwares opensources são formas de disponibilizar a ambientações que dispõe da necessidade de manter a constâncias na disponibilidade, segurança e alto poder de processamento, bem como a necessidade de economia, algo promissor e bem sucedido. (SALLES et. al., 2009)

Uma forma de obter o proveito, de forma mais eficiente, de recursos oferecidos por hardwares, bem como disponibilidade e flexibilidade, é através da tecnologia de virtualização, onde se percebe um aumento significativo em diversos setores da TI. (Carissimi, 2015)

O Cluster é uma tecnologia que visa disponibilizar uma solução para ambientes que necessitem de uma alta disponibilidade de seus recursos bem como para solucionar alguns problemas relativos a demanda de processamento. É uma tecnologia bem estrutura e muito utilizada, onde possibilita que computadores trabalhem em conjunto. (SLTI, 2006)

 A virtualização trabalhando de forma agregada ao cluster possibilita uma série de vantagens que podem ser utilizadas na solução de impasses relativos aos atuais requerimentos da TI. Através da combinação dessas duas tecnologias é possível obter em uma estrutura tecnologia com um alto poder de processamento, gerenciamento otimizado, confiabilidade bem como segurança e confiabilidade de uma estrutura. (SLTI, 2006)

O foco deste projeto é a implementação de uma estrutura que disponibilizara uma ambientação virtualização fundada na utilização de cluster de computadores, utilizando a tecnologia de Alta Disponibilidade.

Esse ambiente visa à aplicabilidade desta tecnologia de uma forma que possa ser integrada no cotidiano de empresas ou ambientações que utilizam de computadores em suas atividades. São demonstradas ocorrências que necessitam de foco para proporcionar a alta disponibilidade dos recursos.

Nesse contexto, foi elaborado um ambiente utilizando a tecnologia cluster com 2 (dois) nós, na qual o volume de dados será compartilhado pelo gerenciador de volumes DRBD. Os volumes serão destinados ao software Ganeti, que será o software responsável pelo gerenciamento do referido cluster bem como as instâncias e as camadas de virtualização.

Nesse ambiente ilustrativo, será apresentado o gerenciamento e manipulação das instâncias que estão alocadas no cluster, visando à aproximação de uma situação real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JULIANO BOCK DA SILVA, Faculdade Alcides Maya

Autor

Anderson Silva, Faculdade Alcides Maya

Orientador

Publicado
2019-12-19
Como Citar
JULIANO BOCK DA SILVA, & Anderson Silva. (2019). INFRAESTRUTURA VIRTUALIZADA. PROJETOS E RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS, 1(1), 1-53. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/projetos/article/view/103
Seção
Faculdade de Redes de Computadores