PROCESSOS EM SISTEMAS OPERACIONAIS
Resumo
Diferente das versões iniciais de sistemas operacionais, os computadores são capazes de realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo. No conceito fundamental de qualquer sistema operacional, um processo nada mais é que a abstração de um programa em execução, incluindo o sistema operacional. Embora dois processos possam estar associados a um mesmo programa, eles são considerados duas execuções totalmente distintas. Conceitualmente, cada processo possui sua CPU virtual. Na verdade, a CPU troca a todo momento de um processo para outro, mas é muito mais fácil pensar em um pseudo-paralelismo (ou seja, todos os processos são executados simultaneamente) para compreender como funciona este gerenciamento administrado pelo CPU. Este mecanismo de troca é chamado de Multiprogramação.
Downloads
Referências
NOBREGA, Raimundo (Ed.). Introdução aos Sistemas Operacionais. 1998. Disponível em: <http://www.di.ufpb.br/raimundo/SistOper/os01port.htm>. Acesso em: 21 maio 2019.
SANCHES, Renan de Oliveira. Hierarquia de Processos no Unix e Windows. 2018. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/hierarquia-de-processos-no-unix-e-windows/24739>. Acesso em: 10 maio 2018.
TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. 3. ed. São Paulo: Companion Website, 2010.