DOCKER – CONTAINERS NÃO SÃO VM’s
Resumo
Containers são máquinas virtuais? Essa é uma pergunta muito frequente quando estamos falando de containers. Neste artigo serão abordados conceitos básicos sobre as principais diferenças entre containers e máquinas virtuais (VM’s), especificamente containers utilizando Docker. A Docker é uma empresa de software que desenvolve, mantém e distribui “O Docker”, sistema para gerenciamento de containers o qual é Open Source, podendo ser implementado na versão “Community” ou “Enterprise”, a empresa foi fundada em 2013 e antes de se chamar Docker era chamada de DotCloud. Este projeto foi criado dentro da Google a qual liberou os códigos fonte que são escritos em uma linguagem de programação chamada Golang ou Go.A tecnologia Docker de containers é utilizada atualmente por diversas empresas tais como, Spotify, Netflix, Ebay, IBM, a própria Google e muitas outras.Possui uma comunidade ativa e comprometida com o desenvolvimento de recursos, ajustes, testes e correção de falhas. Docker é leve, portátil e híbrido, características que serão abordadas no decorrer deste artigo e lhe darão uma visão ampla sobre containers e suas vantagens em relação a infraestrutura de virtualização comumente utilizada para prover serviços.
Downloads
Referências
BASHIR, Faizan. Container Orchestration. 2018. Disponível em: <https://devopedia.org/container-orchestration>. Acesso em: 05 nov. 2019.
DOCKER overview. 2019. Disponível em: <https://docs.docker.com/engine/docker-overview/>. Acesso em: 05 nov. 2019.
IZIDÓRIO, Bruno. O que é Docker? 2017. Disponível em: <https://brunoizidorio.com.br/docker-o-que-e-docker/>. Acesso em: 05 nov. 2019.
TERKALY, Bruno. Docker Container Overview for Business Leaders. 2016. Disponível em: <https://blogs.msdn.microsoft.com/allthingscontainer/2016/11/07/docker-container-overview-for-business-leaders/>. Acesso em: 05 nov. 2019.