MPLS CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO
Resumo
Em meados de 1990, várias tecnologias proprietárias de comutação de pacotes IP foram desenvolvidas a fim de encaminhar dados por etiquetas (rótulo). Contudo, tais tecnologias eram incapazes de interagir entre si. Como solução a esse entrave foi proposta a tecnologia MPLS (MultiProtocol Label Switching). Uma tecnologia aberta que combina o processo de roteamento de nível 3 com a comutação de nível 2, com foco especial nos mecanismos de transporte ATM e Frame Relay para o fornecimento de serviços em grande escala. Este trabalho objetiva apresentar um estudo abrangente da tecnologia MPLS e analisar seus principais serviços, benefícios e facilidades por meio da simulação de cenários reais.
Downloads
Referências
ANDRADE, T. C. Modelagem e análise de desempenho de uma rede baseada em tecnologia MPLS. 2001. TCC (Graduação) - Curso de Ciências da Computação, Uniplac, Lages, 2001.
BASSIL, R. C. Garantindo qualidade de serviço através da engenharia de tráfego em redes MPLS. 2012. Monografia (Especialização) - Curso de Teleinformática e Redes de Computadores, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
DAVIE, B. S.; FARREL, A. MPLS: Next steps. [S.l.]: Morgan Kaufmann, 2008. v. 1.
OLIVEIRA, J. M.; LINS, R. D.; MENDONÇA, R. Redes MPLS: Fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
ROSEN, E.; VISWANATHAN, A.; CALLON, R. RFC 3031: Multiprotocol Label Switching Architecture. The Internet Society, 2001.