CIBERSEGURANÇA DA INTERNET DAS COISAS

  • Fernando Machado de Lima
  • Marcio Freitas
Palavras-chave: -

Resumo

Nos últimos anos a internet teve uma enorme expansão e com a chegado do século XXI tivemos grandes inovações tecnológicas o’que ocasionou a nós uma nova compreensão em relação a sua capacidade, uma tecnologia que foi associado a este desenvolvimento é a internet das coisas que ganhou bastante popularidade, mas não foi o único a ganhar esse reconhecimento, algumas outras tecnologias importantes que tiveram vínculo a este avanço e também ganharam popularidade, por exemplo a robótica, biotecnologia e a inteligência artificial. 

A internet das coisas (IdC) pode ser complexa de se aplicar em alguns casos, porém em outros ela é simples como o seu conceito, que seria poder conectar objetos a internet e uns aos outros sendo diretamente ou indiretamente, o que disponibilizaria o acesso remoto para o usuário final, o usuário que por sua vez sendo capaz de gerenciar seus dispositivos a qualquer momento e em qualquer lugar, tendo o potencial de ajudá-lo em simples tarefas de sua rotina ou em seus projetos pessoais, o'que resultaria na economia de seu tempo. A IdC é empregada em diversos outros setores, como por exemplo muitas organizações e empresas usam principalmente em setores industriais e comerciais, porém neste meio é conhecida como Internet Industrial das Coisas. A internet das coisas parece perfeita, mas além de todas essas vantagens e aspectos positivos a internet das coisas pode ser muito perigosa e é sobre isso que iremos discutir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Blog Brasil. 5 pontos para considerar na segurança da internet das coisas. Disponível em:
Acesso em 07 fev. 2021
CIO. 10 principais vulnerabilidades da internet das coisas.
Disponível em:
Acesso em: 07 fev. 2021.
FIGUEIRA, Vitor Pinheiro. “Internet das coisas”: um estudo sobre questões de segurança, privacidade e infraestrutura. RJ - Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2016.
Disponível em:
Acesso em: 09 fev 2021
HUREL, Louise Marie; LOBATO, Luisa Cruz. Segurança e privacidade para a internet das coisas. Minas Gerais: Instituto Igarapé, 2018.
Disponível em:
Acesso em: 08 fev. 2021.
MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. 1ed, Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018.
Disponível em:
Acesso em: 06 fev. 2021.
SANTOS, Bruno P. et al. Internet das Coisas: da Teoria à Prática. Minas Gerais: UFMG, 20-?.
Disponível em:
Acesso em: 06 fev. 2021.
SANTOS, Pedro Miguel Pereira. Internet das coisas: O desafio da privacidade. Setúbal: Escola Superior de Ciências Empresariais, 2016.
Disponível em:
Acesso em: 06 fev. 2021.
Publicado
2021-05-24
Como Citar
Fernando Machado de Lima, & Marcio Freitas. (2021). CIBERSEGURANÇA DA INTERNET DAS COISAS. SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO, 3(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/SGTE/article/view/319