ATAQUES RANSOMWARE

  • MARKUS CARPEGGIANI DE LEMA
  • Marcio Freitas
Palavras-chave: -

Resumo

Este artigo aborda um tema atual, os ataques do tipo ransomware, que são uma preocupação mundial visto que se apresenta em franco crescimento e cada vez mais, possuem um alto grau tecnológico e que afeta a segurança dos dados e as comunicações.

Os prejuízos financeiros, a exposição de dados e a utilização de brechas de segurança nos softwares, sistemas operacionais e nas redes fazem com que diversas empresas de segurança, agentes da lei e as empresas desenvolvedoras de dispositivos e softwares estejam sempre em constante atualização e promovendo correções onde se faça necessário. 

Neste trabalho, dividido em quatro partes se faz uma abordagem começando pela compreensão do que vem a ser um ataque ransomware, sua origem e evolução, seu impacto e implicações nos sistemas atingidos.

Na segunda parte se procura explicar as diferenças entre as diversas famílias de ransomwares e suas formas distintas de trabalho e concepção, pois o termo ransomware é genérico e não representa apenas um tipo de ataque criminoso.

Na terceira parte se aborda formas de defesa, e a elaboração de uma estratégia para que se possa evitar este tipo de ataque nas empresas ou mesmo indivíduos.

E na quarta parte uma rotina ou protocolo para mitigar os danos que possam ocorrer no caso de um ataque bem sucedido, onde backups e a divisão em compartimentos dos departamentos da empresa são opções que ajudam a minimizar os danos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

IVANYUK, Alexander – WUEST, Candid. Acronis CyberthreatAcs Report 2020: Cybersecurity trends of 2021, the year of extortion. Disponível em: https://dl.acronis.com/u/rc/WP_Acronis_Cyber_Threats_Report_2020_EN-US_201201.pdf
Acesso em: 02 fev. 2021

LISKA, Allan - GALLO Timothy. Ransomware: Defendendo-se da Extorsão Digital. Disponível em: Acesso em: 04 fev. 2021.

RICHARDSON, Ronny – NORTH, Max M. Ransomware: Evolution, Mitigation and Prevention. Disponível para download em: https://digitalcommons.kennesaw.edu/facpubs/4276/
Acesso em: 02 fev. 2021

SAVAGE, Kevin - COOGAN, Peter, & LAU, Hon. The Evolution of Ransomware: Symantec. Version 1.0 - August 6, 2015. Disponível para download em: https://slidelegend.com/the-evolution-of-ransomware-symantec_59b322f11723dd6c7341e7f4.html Acesso em: 03 fev. 2021.
Publicado
2021-05-24
Como Citar
MARKUS CARPEGGIANI DE LEMA, & Marcio Freitas. (2021). ATAQUES RANSOMWARE. SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO, 3(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/SGTE/article/view/326