SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E OS DESAFIOS DA NOSSA SOCIEDADE PERANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS

  • WILLIAM ROGER DA SILVA ALVES
  • Marcio Freitas
Palavras-chave: -

Resumo

O trabalho tem como objetivo principal a Segurança das informações na internet e os desafios que nossa sociedade apresenta diante das Novas Tecnologias.

Cada vez mais a sociedade se mostra dependente da tecnologia e do mundo virtual, basicamente tudo está conectado às redes, é inegável que a tecnologia nos trás oportunidades e facilidades, abrindo possibilidades positivas para otimização de serviços, e comodidades aos usuários, más também abre portas para perigos ao compartilhar e acessar dados sem a devida certeza de que está realmente protegido.

Estamos cada vez mais conectados ao mundo virtual, atividades que antes eram necessárias à presença física hoje podemos resolver na palma das nossas mãos, como por exemplo, atividades bancárias, hoje em dia podem ser realizadas de qualquer lugar, ou qualquer hora, basta ter um dispositivo móvel conectado à rede, ou um computador.

Mas aquilo que se mostra como uma facilidade para o usuário, também abre possibilidades para novos tipos de perigos e ameaças, além de roubos de senhas, o usuário pode ter sua vida espionada pelos cibercriminosos, outro fato importante está relacionado ao furto de identidade e onde as relações sociais podem ser mascaradas através de uma tela de computador ou Smartphones, expondo um ser humano que não corresponde ao que é na vida real.

O objetivo deste artigo é refletir sobre o uso da internet no nosso dia a dia, e em como podemos manter nossos dados a salvo, em como não cair em golpes de pessoas mal intencionadas, principalmente alertar os usuários em como proteger suas senhas e seus dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cartilha de Segurança da Informação (< https://manuaisti.anac.gov.br/seguranca/cartilha//>) Acesso em 15/02/2021. Segurança da Informação (< https://blog.diferencialti.com.br/seguranca-da-informacao-praticas-para-usuarios//> 2019) Acesso em 15/02/2021. Segurança da Informação digital (Pereira Fernandes, cadernos Bad 1, 2005). Acesso em 15/02/2021. O uso da internet e Novas Tecnologias Numa Sociedade Conectada: Possibilidade Desafios, Perigos á luz da Ética, (Tomé Sérgio, 2017). Acesso em 08/02/2021. Número de Vitimas de Ladrões de Senhas cresce 60%, (https://www.kaspersky.com.br/blog/vitimas-ladroes-senhas-cresce-60/12114/) Acesso em 10/02/2021.
Desenvolvimento de Software II Introdução ao Desenvolvimento Web com HTML, CSS, Javascript e PHP (Bertagnolli Castro de Silvia, Instituto Federal De educação, ciência e Tecnologia, 2014).
Publicado
2021-05-24
Como Citar
WILLIAM ROGER DA SILVA ALVES, & Marcio Freitas. (2021). SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E OS DESAFIOS DA NOSSA SOCIEDADE PERANTE AS NOVAS TECNOLOGIAS . SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO, 3(1). Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/SGTE/article/view/336