INTERFACE DO USUÁRIO

  • Bruna Lopes Marques Faculdade Alcides Maya
  • Mateus Lopes da Silva Faculdade Alcides Maya
  • João Padilha Moreira Faculdade Alcides Maya
Palavras-chave: Dispositivo. Aplicativo. Usuário. Desenvolvedor. Interface.

Resumo

Existe uma área focada em estudar sobre como uma pessoa interage ou controla um dispositivo sendo ele um software ou um aplicativo. Interação esta que pode ser por meio de elementos que executam ações entre usuário e dispositivo. Alguns exemplos comuns são: Botões, menus, carrosséis e diversos outros elementos que permitem uma interação do usuário com a aplicação. A parte gráfica de um sistema é a parte visual do mesmo, uma aplicação deve fornecer uma boa experiência para o usuário, onde deve fornecer uma interface limpa e com elementos bem colocados na tela para que o usuário possa chegar ao seu destino, digamos assim, e executar determinada tarefa que ele deseja fazer, desta maneira evitando frustrações futuras ou dificuldades que o usuário venha a ter. A aplicação tendo uma interface bem projetada tem como objetivo incentivar o usuário e a garantir que o mesmo volte a utilizar o seu sistema devido a boa experiência que ele teve com seu sistema, garantindo também a fidelidade deste usuário com a sua aplicação. Se o desenvolvedor decidir ignorar a importância de uma boa interface para o usuário pode vir a ser o ponto fatal para que o seu sistema seja rejeitado no futuro ou até mesmo antes do seu lançamento. Empresas têm tomado como prioridade desenvolver um sistema focado na experiência do usuário, experiência está que afeta diretamente as decisões de compra do usuário que deseja adquirir um sistema que satisfaz suas necessidades. Uma interface bem programada pode facilitar a busca de produtos no site onde a mesma tem impacto direto do caminho do usuário até a compra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHIEF OF DESIGN. UI Design – O que é User Interface Design (UI DESIGN)? 2018. Disponível em: <https://www.chiefofdesign.com.br/ui-design/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

MAIA, Larissa. DESIGN DE INTERFACE: VOCÊ SABE O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA? 2016. Disponível em: <https://agenciaduo.me/design-de-interface-voce-sabe-o-que-e-e-qual-a-importancia/>. Acesso em: 10 nov. 2019.

OLIVIERI, Bruno et al. Interface com o Usuário. Disponível em: <http://www.ic.uff.br/~aconci/Trab_IU.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2019.

PACHECO, Karine Andrade. O que é a psicologia das cores? 2018. Disponível em: <https://blog.cedrotech.com/o-que-e-a-psicologia-das-cores/>. Acesso em: 10 nov. 2019. https://www.significados.com.br/psicologia-das-cores/

Publicado
2019-11-10
Como Citar
Lopes Marques, B., Lopes da Silva, M., & Padilha Moreira, J. (2019). INTERFACE DO USUÁRIO. SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA GESTÃO E EDUCAÇÃO, 1(2), 27-30. Recuperado de http://raam.alcidesmaya.com.br/index.php/SGTE/article/view/39